Loading... Loading...

MONKA

NANO PADARIA

LOCALIZAÇAO

Lapa, Lisboa

TIPO

Pequeno comércio, Reabilitação

ANO

2020

ÁREA

20 m2

O projecto localiza-se na Lapa, um dos bairros mais emblemáticos e tradicionais da cidade de Lisboa.

O objectivo deste projecto foi renovar uma pequena loja para instalação de uma padaria local, MONKA, com serviços de venda de pão e outros produtos artesanais de fermentação lenta.

O projeto partiu do princípio de aceitar os pequenos defeitos do espaço existente e criar algo novo à sua volta, tal como a preparação do pão de fermentação lenta desta padaria baseia-se num conceito antigo, mas reinventado para algo novo e diferenciado.        

Logo após a primeira visita decidimos preservar e assumir alguns elementos deste espaço: pavimento em cor verde clara com alguns defeitos, tecto em várias camadas de tinta em tonalidades de bege, acumuladas ao longo das várias remodelações, e a enferrujada estrutura metálica a qual foi parcialmente reutilizada para exposição do pão no interior do espaço.

Decidimos utilizar à volta dos elementos preservados tons muito naturais e claros. Introduzindo tons de cor verde para acompanhar o verde do chão, criámos o carácter próprio da loja e, combinando com verdes escuros, demos ao espaço profundidade acrescida. A fim de lhe dotar um carácter naturalista, a loja foi decorada com várias plantas e elementos em madeira desenhados especificamente para o espaço, tais como: o balcão, as prateleiras, ganchos para pendurar sacos para pão, e a mesa da montra.

Sobre esta base desenvolvemos um jogo de geometrias em forma de arcos, pintados ou aplicados como paredes falsas sobre as existentes, inspirados na forma dos antigos fornos de pão e que estabelecem um diálogo com a geometria do pré-existente.

Na zona da montra criou-se um pequeno espaço de café com bancos altos, trazendo, deste modo, vida à fachada da loja.

Este espaço foi, assim, criado com base numa respeitosa reutilização do existente e na introdução de novos elementos que, em conjunto, concederam ao espaço uma identidade própria, diferenciada e harmoniosa.

Share it

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Pinterest