LOCALIZAÇÃO
Travessa das Pedras Negras, Lisboa
TIPO
Apartamento, Adaptação
ANO
2023
ÁREA
150 m2
FOTOGRAFIA
© KEMA studio
O projeto teve como objetivo a adaptação de um apartamento T2, num espaço que respeitasse as necessidades funcionais de uma família numerosa e contribuísse para o seu conforto.
O apartamento situa-se num edifício recentemente reabilitado, localizado na Travessa Pedras Negras, uma muito sossegada travessa perpendicular a uma das mais conhecidas ruas da Baixa pombalina de Lisboa – a Rua Madalena – onde se encontram edifícios de carácter burguês construídos após o terramoto de Lisboa de 1755.
Este apartamento em particular caracteriza-se por frescos restaurados de diferentes épocas, sendo o único espaço com estas características em todo o prédio onde se localiza.
O projecto de transformação partiu inteiramente do pressuposto de se honrar o passado e a história do edifício, deixando-se os frescos não só intactos mas também apresentado-os como elementos de principal interesse no espaço, para serem vistos e apreciados.
Toda a decoração da casa foi criada em torno destas paredes icónicas, sendo, por isso, simples e elegante, feita de um conjunto variado de peças que reflete o espírito dos proprietários da casa. Foram utilizados sobretudo elementos de artistas e marcas locais, alguns feitos á medida para o espaço: cortinados de lã da Serra de Estrela; mural de azulejos com representação da mapa vinícola de Portugal, feito à medida e à mão por uma histórica casa de azulejos; ou o quadro da sala, criado para este espaço por artistas plásticos de Caldas da Rainha.
Decidiu-se também aproveitar o espaço da antiga chaminé, transformando-o em nicho de cabeceira de cama. No nicho ao lado da chaminé, de pé direito muito alto, incorporamos um beliche duplo com um armário espaçoso por baixo.
A casa de banho social foi dotada de uma nova linguagem com a introdução de elementos como um espelho grande com cantos arredondados, revestimento da bancada e da parede em pedra Amarelo de Negrais, e um armário de lavatório de cor amarela. Desta maneira, a reinterpretação do contexto histórico foi trazida também para esta zona do apartamento, proporcionando-se assim um espaço mais personalizado.
Em todos os compartimentos da casa introduzimos vários móveis desenhados especificamente para este projecto, feitos com materiais mais modernos, de cariz intemporal, que suplementam o espaço enquanto trazem conforto aos seus utilizadores. A decoração da casa é composta também por diversos apontamentos que, no seu conjunto, e embora de épocas diferentes, dão ao espaço uma unidade estética singular.
Ao integrar uma ampla variedade de cores, tonalidades, objetos, iluminação, linhas e texturas, sempre tendo em conta o melhor diálogo com os frescos envolventes, o nosso projecto apresenta uma combinação diversificada de elementos em que os desenhos e materiais de novo respeitam e realçam a história e tradição do espaço.