Loading... Loading...

Duplex Porto

Rua de Restauração

Localização

Rua de Restauração, Porto

Tipo

Apartamento Duplex, Transformação

Ano

2020

ÁREA

104 m2

FOTOGRAFIA

KEMA studio

O projeto teve como objetivo a transformação de um apartamento em duplex, virado a norte, num espaço mais luminoso, contribuindo para a qualidade de vida dos ocupantes da casa. 

O apartamento situa-se num edifício recentemente reabilitado, localizado na Rua de Restauração, uma imponente rua da cidade do Porto datada no início do século XIX, onde se encontram edifícios de carácter burguês, antigamente considerados as casas mais luxuosas do Porto.

Assim, tornou-se o objetivo principal deste projecto não só resolver os problemas funcionais do espaço, mas também trazer de volta o carácter burguês e luxuoso, actualizando-o e reinterpretando-o de forma contemporânea através do uso sensível da escala, desenho e os materiais correntes. Decidimos valorizar as preexistências e os elementos já executados durante a reabilitação do prédio e complementá-los. 

Ao entrar no apartamento encontrava-se um bloco alto de móveis da cozinha, um obstáculo à passagem da luz para a sala. Daqui surgiu a solução de fazer da cozinha uma grande ilha aberta, maximizando-se assim o espaço aberto da sala. Decidimos criar um novo elemento de “pilar” não estrutural para consolidar todas as necessidades deste espaço: um novo armário de entrada, infraestruturas do prédio e armários altos da cozinha. Decidimos revestir as laterais do “pilar” em espelhos até ao tecto para refletir a luz e diminuir visualmente a sua dimensão.

O espaço da sala era simplista, com uma zona de pé direito amplo e não aproveitado. Visto que os clientes mostraram-se abertos para experimentar novas soluções, decidimos trazer uma nova linguagem/elemento para o tecto da sala. O resultado foi uma reinterpretação moderna da abóbada de canudo clássica enquadrada numa nova ornamentação de molduras decorativas.

Iluminamos a abóbada de modo a revelar a perfeição geométrica das suas linhas curvas. A abóbada é subtil quando vista da entrada para o apartamento e revela-se na sua totalidade apenas no momento de descanso na zona de sofá da qual podemos admirar a toda beleza desta geometria cuidadosamente estudada e criada.

A casa de banho social recebeu uma nova linguagem com a introdução de elementos tais como um espelho grande em forma de arco e azulejos em motivos geométricos. Desta maneira proporciona-se a sensação de um espaço mais amplo, trazendo a reinterpretação do contexto histórico também para esta zona do apartamento. 

Nos restantes espaços foram implementados novos materiais e móveis desenhados especificamente para este projecto, tais como a escrivaninha da marquise, que suplementam o espaço trazendo conforto aos seus utilizadores. 

O nosso projecto apresenta, assim, uma combinação de elementos diversificados, onde os desenhos e materiais dos novos elementos respeitam a história e tradição do espaço.

Share it

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Pinterest