Loading... Loading...

Rua Maria

LOFT

Localização

Rua Maria, Lisboa

Tipo

Loft, Reabilitação

Ano

2015-2017

Área

apartamento - 89 m2
pátio - 18 m2

Fotografia

João Morgado
Marco Pezzutto (fotografias da capa e noturnas / cover and night photos)

O projecto localiza-se nos Anjos, Lisboa, Portugal, na zona do denso tecido urbano, onde industria e habitação co-existem e se complementam.

O espaço pré-existente era uma carpintaria com acesso limitado à luz natural e um pequeno logradouro sem identidade.

Decidimos manter tudo o que foi possível do interior, aumentando os vãos do alçado posterior, o que permitiu melhorar a iluminação e reforçar a relação interior-exterior.

O objetivo principal era apreciar “o existente” e complementá-lo. As zonas húmidas eram contidas dentro dos muros pré-existentes em arcos de tijolo, deixando todas as zonas secas no espaço restante. A separação adicional foi feita através da introdução de dois volumes. O cubo preto, feito em painéis coloridos de fibras de madeira, criando a zona técnica e a arrecadação; o cubo de cortiça, feito em painéis acústicos de cortiça, criando o quarto duplo com ligação directa ao exterior – os dois, revestidos em materiais ecológicos fabricados em Portugal.

Um ponto fundamental deste projecto foi a escolha dos materiais. Preservámos as paredes grossas em arcos de tijolo, estrutura metálica e pilares de betão, e através de introdução dos elementos novos, conseguimos enfatizar o carácter industrial pré-existente. Jogámos com os contrastes de cor, temperatura e som. Para criar um espaço acolhedor, mantendo a identidade industrial, conjugámos o aço escuro, frio e barulhento com cortiça clara, térmica e acústica.

Ao longo do processo achámos muito importante manter a identidade do espaço. Por o local ter sido uma carpintaria conhecida na zona, decidimos reutilizar toda a madeira encontrada no espaço, trazendo-a de volta a vida de maneira contemporânea, nomeadamente: como bancada da ilha da cozinha, mesas de cabeceira e revestimento “pixelizado” da parede exterior – a composição feita de mais de 14 tipos diferentes de madeira de todo o mundo.

Tudo isso deu origem a um espaço bem definido, com memória do seu passado. Um espaço confortável, iluminado pela luz da madrugada desde a entrada e inundado pelo sol da tarde pelas traseiras.

Share it

Facebook

Google+

Pinterest